TITCHO LOOPER

MÚSICO independente em Curitiba

A música me acompanha ao longo dos meus 40 anos. Lembro do meu Pai a falar sobre a tal das 10.000 horas e cá estou aqui, mais um brasileiro dedicado e comprometido com a nossa musicalidade. 

Não percebi quando ela virou minha profissão, confesso que a jornada foi árdua e cheio de percalços. Desde cedo me apaixonei pelo Violão e pela Guitarra, o ambiente mineiro das minhas famílias me introduziu a magia de Gianninnis, Cifras e Discos, e devoro e devoto isso até hoje. Não me vejo parando de tocar, farei isso até o último dia de minha humilde existência.

Dos 10 anos de idade até hoje, sempre houveram dois caminhos que percorro enquanto músico. O primeiro, e mais artístico, é o mundo paralelo das composições. Lembro basicamente de aprender a escrever todas as letras e já me aventurar no mundo das frases e palavras, e como elas se encaixam no cantar… (se não acha isso mágico aconselho a parar a leitura por aqui)

 Coloco aqui tudo que escrevi, pensei, senti, gravei (ou não), todo take em estúdio, cada ensaio, cada lançamento, cada show de artistas que acompanhei em seus trabalhos autorais nesse primeiro caminho da Composição, e além disso, tudo que fui forjado a aprender com o passar dos anos a trabalhar com música, e que são valores de vida: ética, compromisso e disciplina. Sem pontualidade não existe arte, sem esforço não se faz uma obra. Ser compositor para mim é uma missão de vida, e tento melhorar como ser humano para conseguir extrair o melhor dos meus escritos e canções.

E existe o segundo Caminho, que é o do Entretenimento. Ele que traz minha dignidade e sustento, outros valores de vida. Sem barriga cheia sem arte também…

 Ninguém nasce sabendo tocar e compor, e aprender a tocar o que já existe é o fundamento principal para ser um Musicista. Aos mais puristas inimigos do cover: Vocês também aprenderam assim. E eu sou forjado pelas revistinhas de Cifra dos anos 90 e pelos Songbooks do Almir Chediak (o cara responsável por traduzir a MPB em forma de Cifra), e pelas fitas e Cds que ouvi tentando tirar com minha guitarra Tonante, e depois com minha Guitarra Eagle e com meu pedal BOSS Metalzone, e depois, e depois… até hoje.

 Sempre terá algo para aprender, música para tirar, show para fazer. Eu amo minhas músicas, mas amo o mesmo tanto que amo Casa no Campo e Um girassol da Cor do seu cabelo.

   O fato de sair de casa para tocar em um evento me dignifica, independente do repertório ou ocasião. Sou um Guitarrista afinal, tenho que ir aonde o Povo está, como diz Milton (Nascimento). Não tenho vergonha de dizer que sou um Músico de baile, ou de casamento, churrasco boteco, ao mesmo tempo que me orgulho de ter tocado cerca de umas 2.000 vezes na minha Vida. As bandas, A estrada, os perrengues, os cachês (pagos ou não)… 

 O palco, no fim é sobre estar no Palco mexendo nas minhas Guitarras e nos meus pedais de loop e soltando a voz no Microfone , De Raul à Planet Hemp,  tudo valeu e tudo vale até agora.

Nessa Vida dupla de aspirante a Artista e Violeiro de Luau me encontro desde 1985, sempre a procura de algo mais verdadeiro e brasileiro. Sou um apaixonado pela Música, um adicto, nada irá me parar nessa busca pela sonoridade. Essas aliás são as motivações desse manifesto e da existência desse website (em pleno 2025…) que você está acessando:

Compilar em um único lugar tudo que fiz para que um dia meus netos e bisnetos possam saber das minhas peripécias artísticas. Enquanto eles, meus descendentes, não chegam e o futuro ainda reserva muita coisa, esse site é pra você que gosta de descobrir artistas independentes.

Aqui você vai encontrar desde a lista do meu repertório até as minhas Poesias nunca antes publicadas. Vai poder ter acesso a minha discografia e vai poder (se estiver a me ver tocar) pedir uma música enquanto toco. Vai ter acesso as minhas cifras e a algumas Playlists que fiz no Spotify. Vai ter tudo que já fiz e tudo que farei, menos os meus Gols que a produção me proibiu de publicar.” 

Seja bem vindo:

TITCHO 

A Fantástica Vida de um Músico Brasileiro Desconhecido”

tHIAGO ALVARENGA - TITCHO LOOPER

A Fantástica Vida de um Músico Brasileiro Desconhecido

Acesse meu blog e mergulhe no meu universo criativo: textos, poemas, reflexões, vídeos e playlists inéditas que revelam lados diferentes da minha música e da minha arte.